Brasilotitan nemophagus foi um dinossauro que viveu onde hoje é o Brasil

dinossaurobrasileiro

Um novo dinossauro brasileiro foi descoberto: é o Brasilotitan nemophagus, uma pequena criatura de 8 metros de comprimento que comia plantas e vivia na região onde hoje é a cidade de Presidente Prudente, no interior de São Paulo.

Pequena criatura sim, já que, apesar dos oito metros de comprimento, ele era pequeno comparado a outras espécies brasileiras, que chegavam a ter 20 metros. Ele foi encontrado próximo a um trecho em obras da Rodovia Raposo Tavares, como explicou William Naca, do Museu de Paleontologia de Marília, à Folha:

“…foi preciso “resgatar” os fósseis da ampliação de um trecho da Raposo Tavares, conta Nava. “Observei, num terreno próximo à rodovia, vários blocos de arenito que tinham sido retirados do local. Resolvi investigar, claro”, disse ele à Folha.

Em meio a uma série de cacos do período Cretáceo –fragmentos mal preservados de ossos de dinossauros, dentes de crocodilos primitivos e de dinos, escamas de peixe e até coprólitos, ou “cocô fóssil”–, Nava acabou encontrando um conjunto de ossos que parecia corresponder a um saurópode.”

Saurópodes são dinossauros quadrúpedes, comedores de plantas e de pescoço longo. Análise feita por Elaine Machado, doutoranda do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e uma das pessoas que  assinou a pesquisa da descoberta da criatura ao lado de Nava para a revista científica Zootaxa, determinou que tratava-se de um titanossauro. Mais do que isso, o Brasilotitan nemophagus é uma das espécies mais completas encontradas por aqui: foram encontradas vértebras, parte da mandíbula e pedaços da pelve e de uma pata.

O dinossauro vivia em uma região que, no passado, era quente e seca com alguns pequenos rios e lagos, e ele se alimentava da vegetação rasteira.

Os estudos preliminares mostram algumas semelhanças com outras duas criaturas que viveram na região em que hoje está a América do Sul – o Bonitasaura salgadoi e o Antarctosaurus wichmannianus. Ele teria vivido na era do Cretáceo Superior. Com ele, são oito as espécies de titanossauros encontradas no Brasil.  gizmodo

Anúncios

Sobre rsyst

16 anos. Grande fã de quadrinhos, series e filmes. Músico amador. ( solteiro )

Publicado em 31 de agosto de 2013, em notícias. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: