Uma pirâmide maia de 2.300 anos foi destruída para criar uma nova estrada

maia-piramide

Uma construtora achou que seria uma boa ideia destruir uma das maiores pirâmides maias de Belize para usar a pedra britada em um projeto de construção de estradas. A pirâmide de 2.300 anos de idade sobreviveu à mãe natureza, mas sucumbiu ao homem.

A pirâmide Nohmul, em um dos sítios arqueológicos mais importantes no norte do Belize (perto da fronteira com o México), não estava tão bem-conservada como você imaginaria, já que lhe faltavam “as laterais uniformes de pedra frequentemente vistas em pirâmides reconstruídas ou melhor preservadas”.

Mas, ainda assim, se você vai destruir uma estrutura antiga com 30m de altura, melhor pedir permissão antes. Jaime Awe, diretor do Instituto de Arqueologia de Belize, diz à Associated Press que isto é como “levar um soco no estômago”:

“Só de perceber que os antigos maias adquiriram todo esse material de construção para erguer estas pirâmides, usando nada mais do que pedras e ferramentas de pedra, e levaram esse material em suas cabeças… e pensar que hoje temos equipamentos modernos, que você pode ir e escavar uma pedreira em qualquer lugar, mas que esta empresa iria ignorar completamente a história por trás dela e destruir completamente o edifício…”

Aparentemente este é um problema comum em Belize: vários sítios arqueológicos maias estão sendo destruídos a fim de obter materiais para construção de estradas. No entanto, ninguém jamais havia destruído uma pirâmide tão grande antes. OK, não podemos nos prender ao passado, mas se algo ainda está de pé depois de 2.300 anos, e você quer acabar com ela só para fazer uma estrada, melhor procurar outra coisa. gizmodo.uol.com.br

Sobre rsyst

16 anos. Grande fã de quadrinhos, series e filmes. Músico amador. ( solteiro )

Publicado em 15 de maio de 2013, em notícias e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: