Black Sabbath é eleita e melhor banda de heavy metal pelos britânicos

O Black Sabbath no auge, nos anos 1970, com Ozzy Osbourne à frente.

A empresa BPI, responsável pelo Brit Awards, fez uma votação entre os britânicos para escolher a maior banda de heavy metal do pais em todos os tempos. E os vencedores foram o Black Sabbath, a banda fundada por Ozzy Osbourne e Tony Iommi em 1968 e que chegou ao estrelato nos anos 1970.

Via de regra, por um olhar meramente crítico, a sonoridade do Black Sabbath original – que se desfez em 1978 com a saída de Osbourne da banda e sua substituição por Ronnie James Dio – sequer era de heavy metal. Apesar de seu som sombrio e suas letras, o Sabbath foi muito mais uma banda de hard rock, tal qual seus conterrâneos como Led Zeppelin, Deep Purple e outros. Contudo, esse hard rock clássico lançou as bases para que o heavy metal propriamente dito surgisse, em meados dos anos 1970.

De qualquer modo, por causa dessa grande influência – não apenas musical, mas de imagem e performance – bandas de hard rock como Black Sabbath, Led Zeppelin e Deep Purple são comumente classificadas como de heavy metal. E todas estão em posições no ranking levantado pela BPI.

A maior surpresa foi o fato do Black Sabbath ter ficado com quase metade dos votos! Mas o fato da banda estar de volta em 2012gravando material inédito, deve ter contribuído para isso.

O restante do ranking foi este:

1- Black Sabbath (45%)
2- Iron Maiden (22.6%)
3- Led Zeppelin (21.6%)
4- Motorhead (2.9%)
5- Deep Purple (2.3%)
6- Judas Priest (1.9%)
7- Outros (3.6%)

É curioso notar como Iron Maiden e Led Zeppelin são as únicas bandas que puderam fazer alguma frente ao Sabbath, ambas com pouco mais de 20%. O restante teve índices muito pequenos.

O Black Sabbath se formou na Inglaterra como uma banda de blues rock em 1968, mas chegou às gravações em 1970 como um dos maiores expoentes do hard rock britânico. Com sua estética dark, letras profanas e sonoridade sombria, a banda ajudou a definir alguns dos elementos básicos do heavy metal, embora tecnicamente este nunca tenha sido o som do grupo.

Sobre rsyst

16 anos. Grande fã de quadrinhos, series e filmes. Músico amador. ( solteiro )

Publicado em 25 de novembro de 2012, em HeroMusic, Musica e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: